segunda-feira, 30 de julho de 2012


Curso de Tecnologias na educação:ensinando e aprendendo com as TICs.

Reflexões iniciais.

A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO.JUAN IGNACIO POZO Um dos maiores desafios do sistema educacional nas próximas décadas e converter sistemas culturais de representação em instrumentos de conhecimento. Essa nova cultura da aprendizagem caracteriza por definições de novas formas de aprender. As tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento, criando uma nova cultura de aprendizagem, que a escola não pode ou pelo menos não deve ignorar.
Informatizar o conhecimento torna-se mais acessíveis todos os saberes ao tornar mais horizontais e menos seletivos a produção e acesso ao conhecimento.
Formar cidadãos para uma sociedade aberta e democrática chama de democracia cognitiva, mais ainda, formá-los para abrir e democratizar a sociedade requer dotá-los de capacidades de aprendizagem, de modo e pensamentos que lhe permitam utilizar estrategicamente a informação que recebem, para que possam converter essa informação, que flui de maneira caótica em muitos espaços sociais.
E necessário aprender a conviver com a diversidade de perspectivas, com a relatividade das teorias, com as existências de múltiplas interpretações de toda informação, para construir, a parte delas, o próprio juízo ao ponto de vista, sua verdade particular a partir de tantas verdades parciais.
Segundo Pozo e Postigo a nova cultura da aprendizagem requer, no mínimo ensinar os alunos , a partir das diferentes áreas do currículo, cinco tipos de capacidades para gestão meta  cognitiva do conhecimento que são competências para a:aquisição   da interpretação, da analise, compreensão e comunicação da informação.


Hipertexto
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.


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