Curso de Tecnologias na educação:ensinando e aprendendo com as TICs.
Reflexões iniciais.
A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM
E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO.JUAN IGNACIO POZO Um dos
maiores desafios do sistema educacional nas próximas décadas e converter
sistemas culturais de representação em instrumentos de conhecimento. Essa nova
cultura da aprendizagem caracteriza por definições de novas formas de aprender.
As tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir
socialmente o conhecimento, criando uma nova cultura de aprendizagem, que a
escola não pode ou pelo menos não deve ignorar.
Informatizar o conhecimento
torna-se mais acessíveis todos os saberes ao tornar mais horizontais e menos
seletivos a produção e acesso ao conhecimento.
Formar cidadãos para uma
sociedade aberta e democrática chama de democracia cognitiva, mais ainda,
formá-los para abrir e democratizar a sociedade requer dotá-los de capacidades
de aprendizagem, de modo e pensamentos que lhe permitam utilizar
estrategicamente a informação que recebem, para que possam converter essa
informação, que flui de maneira caótica em muitos espaços sociais.
E necessário aprender a
conviver com a diversidade de perspectivas, com a relatividade das teorias, com
as existências de múltiplas interpretações de toda informação, para construir,
a parte delas, o próprio juízo ao ponto de vista, sua verdade particular a
partir de tantas verdades parciais.
Segundo Pozo e Postigo a
nova cultura da aprendizagem requer, no mínimo ensinar os alunos , a partir das
diferentes áreas do currículo, cinco tipos de capacidades para gestão meta cognitiva do conhecimento que são competências
para a:aquisição da interpretação, da
analise, compreensão e comunicação da informação.
Hipertexto
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hipertexto é o termo que
remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na
forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através
de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos
ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação,
oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o
texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar"
textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o
pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de
"Lexia"[carece de
fontes],
que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o
hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto
pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados,
são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto
do link abordado.
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